17.2.04

PATICUMBUM, ZIRIGUIDUM, TELECOTECO!!!!!! AGORA, EM PRIMEIRÍSSIMA MÃO, O SAMBA-ENREDO DO G.R.E.S. UNIDOS DA TROMBADA PARA O CARNAVAL 2004!!!!!!!!!!!!!!

Enredo: NO REINO DA GALINHAGEM, O FRANGO CHINÊS É REI

Autores: China, Nêgo Boiça, Meio-Litro, Pindura e Pai-Dégua

Intérprete: Aluísio Cachaça (ou qualquer um que tenha sobriedade e saco suficientes pra cantar isso)

COMENTÁRIOS DOS ESPECIALISTAS

Ivo Merdelhes: Desde os seus primeiros anos, a Unidos da Trombada não vem levando sambas satisfatórios à Avenida - esse não foge à regra. Seu refrão principal é muito fácil, seu refrão do meio não faz o menor sentido e o samba troca de identidade ao decorrer de sua letra: no início fala como a escola, no fim assume a identidade do próprio enredo. Um caos!

Pasqualho Chipro Neto: O samba ora parece muito simples, ora é por demais rebuscado. Logo no seu início, temos o verso "O seu ovo e sua carne a fome do primata matou"... Ora, em casos de troca de ordem verbal como esse, a frase fica totalmente incoerente. Primeiro, nunca se sabe o que - ou quem - matou, se foi o primata, a fome deste ou o ovo e a carne. Se virmos por este paradigma (o do ovo e da carne) temos um erro de concordância, pelo fato de "carne" e "ovo" formarem um sujeito composto - isto posto, a forma correta seria "O seu ovo e sua carne a fome do primata mataram". Ou, numa forma mais ordenada, "O seu ovo e sua carne mataram a fome do primata". Outro defeito do samba-enredo é o uso de palavras por demais rebuscadas, como "auripetrificada". Auri- vem do latim e significa "de ouro"; petri- significa "de pedra". Portanto, "auripetrificada" diz "petrificada em ouro", conseqüência do toque de Midas - mas pouquíssimas pessoas conhecem a palavra. Para se ter uma idéia, nem eu próprio a conhecia até agora...

Nenhum comentário: