27.2.09

OLHA O ESTANDARTE DE LATA AÍ, GEEEEEEEEEEENTE!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

O Carnaval já passou faz tempo, mas a gente faz questão de prolongar um pouco mais a folia ao premiar os piores da festa mais popular do Brasil. Estão aí aqueles que tiveram a honra (sic!) de ganhar o Estandarte de Lata 2009, a maior premiação do Carnaval (exceto todas as outras, claro). Então vamos deixar de enrolação e divulgar os premiados!!!


PIOR ESCOLA, PIOR COMISSÃO DE FRENTE, PIOR CONJUNTO ALEGÓRICO E PIOR(ES) ALA(S): Mocidade Independente de Padre Miguel
Pau que nasce torto, não se endireita de jeito algum. Quem acompanhou os meses pré-carnavalescos teve essa frase na mente ao assistir ao fim do desfile da Mocidade. A indefinição de qual seria o enredo, a confusa sinopse e a crise político-financeira foram mostras disso, e evidentemente se refletiram no desempenho da escola na Sapucaí, com alegorias e fantasias em nível de Grupo de Acesso. Pra piorar as coisas, a comissão de frente foi tão tosca que nem parecia ter sido coreografada pelo premiado Fábio de Mello. Em suma: um desastre total e a sensação de que a escola de Padre Miguel ainda teve sorte em não ser rebaixada.


PIOR ENREDO E PIOR SAMBA-ENREDO: Unidos do Viradouro

Eu sei que o Carnaval é um momento em que a imaginação está solta toda a vida, o tempo todo. Mas fazer um sambinha tenebroso que enfia o biocombustível no meio de um enredo sobre a Bahia já é demais. O momento mais nada-a-ver do Carnaval de 2009, sem a menor dúvida. A ala de compositores da Viradouro anda numa fase, digamos, não muito feliz: já é o segundo ano seguido que a escola de Niterói ganha o Estandarte de Lata de pior samba-enredo.


PIOR PASSISTA: Natália Guimarães (Unidos de Vila Isabel)
Olha, a Natália Guimarães é linda, simpática, carismática até dizer chega, uma graça, tudo de bom. Mas tem um problema: não sabe sambar. Nem apresentar a bateria direito. Não interagiu com os ritmistas. Ou seja: o que tem de bela, tem de incompetente também.


PIOR ESCOLA DO GRUPO DE ACESSO: Caprichosos de Pilares

Só não caiu pra Terceirona do samba por causa de uma manobra pré-apuração, mas nem precisava disso - o desfile já falava por si. Ele era sobre transportes, mas ninguém entendeu nada, nem os próprios integrantes da escola, tamanha a confusão na elaboração do enredo.


VESTI UMA FANTASIA DE MICO E SAÍ POR AÍ: A visita da "família presidencial" à Sapucaí

Tudo bem, fazia 16 anos que um presidente da República não prestigiava nossa maior festa popular. Mas precisava tanta arrozice só por causa de uma visita? Precisava nossa primeira-dama quase atrapalhar a evolução de algumas escolas? Não foi por acaso que o desfile desse ano teve um nível técnico tão baixo: o pé-friismo de Lula costuma atravessar fronteiras. Até a Beija-Flor dele, que ganha quando merece e quando não merece, perdeu.


Fotos: Agência O Globo (Mocidade Independente de Padre Miguel, Unidos do Viradouro e camarote presidencial), Agência Estado (Natália Guimarães) e Agência O Dia (Caprichosos de Pilares)

Um comentário:

Anônimo disse...

Faltou o de pior Casal de Mestre-Sala e Porta-Bandeira, pior interprete e o de revelação.