18.2.10

DEPOIS DA RESSACA PÓS-CARNAVAL, CHEGOU A HORA DO TRADICIONALÍSSIMO ESTANDARTE DE LATA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

A folia acabou, o confete não cai mais neste ano e até Pierrô, Arlequim e Colombina voltaram pra casa depois de fazerem aquele ménage à trois maneiro. Mas aqui na TROMBADA! a folia não para (pelo menos por enquanto), e temos os grandes vencedores do Estandarte de Lata, o grande prêmio que consagra os piores da folia. Aproveite que você está se preparando pro Carnaval de 2011 e confira os vencedores!

PIOR ESCOLA, PIOR CONJUNTO ALEGÓRICO E PIOR SAMBA-ENREDO: Unidos do Viradouro - Poucas vezes na história recente do Carnaval carioca um rebaixamento foi tão incontestável quanto este da Viradouro em 2010. A briosa agremiação niteroiense fez, em pleno Grupo Especial, um desfile quase digno de Grupo de Acesso ao levar alegorias toscas (a parte de trás inteira de um carro desabou antes de entrar no Sambódromo) e, de novo, um samba-enredo que, vou te contar, era mais uma boiada dentro de uma plantação de abóboras. Claro que o final não poderia ser mesmo outro.



PIOR ENREDO: Portela - A agremiação de Madureira, maior campeã do Carnaval, estava numa fase considerada boa para a época atual - mas tratou de estragar tudo ao levar à Sapucaí um enredo totalmente fora dos padrões de qualquer escola de samba que se preze. Tudo bem falar de tecnologia, mas precisava mesmo fazê-lo puxando o saco dos poderosões do pedaço? Eles queriam mostrar um "Rio de paz em estado de graça", mas acabaram escancarando um Rio de Paes em estado de sítio. Só faltavam os componentes gritarem pra reeleger o governador em outubro. Após o desfile, a única certeza que o público tinha era de que a escola não acabaria com o jejum de 26 anos sem conquistar nenhum título.


PIOR COMISSÃO DE FRENTE: Beija-Flor de Nilópolis - A comissão de frente da escola de Nilópolis é conhecida por sua beleza e eficiência. Mas, neste ano, algo não funcionou. Aliás, nada funcionou direito, nem mesmo a coreografia ou o figurino, que mais parecia o de uma árvore de Natal ambulante em plena Quarta-Feira de Cinzas.



PIOR PASSISTA: Valesca Popozuda (Unidos do Porto da Pedra) - Já havia certas suspeitas em trazer funkeiras para serem madrinhas de baterias de escolas de samba. Mas essas suspeitas viraram certezas ao constatarmos que a tal Valesca Popozuda não samba nada e só quer aparecer pras câmeras. Já que ela estava pedindo pra levar o prêmio, então aí está.



PIOR ESCOLA DO GRUPO DE ACESSO: Paraíso do Tuiuti - O enredo em homenagem à grande figura carnavalesca de Eneida de Morais, definitivamente, não funcionou na Avenida do jeito que merecia. A escola fez um desfile muito arrastado e caiu com justiça.




VESTI UMA FANTASIA DE MICO E SAÍ POR AÍ: Marco Lira, presidente da Unidos do Viradouro - Sem dúvida, o personagem do Carnaval 2010. Para o mal: colocou a própria filha, uma menina de sete anos, para desfilar como madrinha de bateria; fez esse desfile tosco que todos vimos; e depois da lambança feita, ainda acusou os jurados de preconceito contra o fato da Viradouro não ser uma escola da cidade do Rio, ignorando que Grande Rio (vice-campeã, de Duque de Caxias) e Beija-Flor (terceira colocada, de Nilópolis) também não são da capital fluminense. E, por incrível que pareça, para o bem: depois dele, nenhum presidente de escola de samba vai querer fazer parecido para rebaixar a escola...

Fotos: Agência O Globo (desfiles) e Tudo de Samba (Marco Lira)

Nenhum comentário: